5 trocas vantajosas para sua saúde

A busca por uma vida saudável pode até parecer algo difícil de ser alcançado, mas com algumas trocas inteligentes, é possível ter uma alimentação equilibrada sem abrir mão do sabor e beneficiando sua saúde.

A alimentação saudável não precisa te privar de comer aquela comida gostosa que você tanto gosta. Existem formas de elaborar seu prato preferido e ainda deixá-lo saudável, realizando trocas simples e fáceis. Confira agora, então, 5 dicas de trocas vantajosas para sua saúde!

5 trocas inteligentes para uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada é a chave para um melhor desempenho do corpo, maior sensação de bem-estar, emagrecimento e outros inúmeros benefícios à saúde.

Mesmo que a correria do dia a dia dificulte uma alimentação saudável, realizar a troca de alguns alimentos pode ser sua aliada no alcance por uma vida mais saudável.

  1. Farinha branca por farinha integral

Os alimentos produzidos com farinha integral são ricos em fibras, saciam a fome de forma mais eficiente e são melhor digeridos pelo organismo.

Enquanto a farinha branca passa por um processo de refinamento, a farinha integral não realiza esse procedimento, conservando seus nutrientes, como proteínas, minerais, vitaminas B1 e B6, magnésio, selênio e zinco.

Apesar de ambas possuírem a mesma quantidade de calorias, a farinha integral ajuda no bom funcionamento intestinal e ainda ajuda a diminuir os níveis de colesterol e de glicose no sangue.

Além disso, os alimentos saudáveis produzidos com farinha integral ainda são gostosos!

  1. Açúcar refinados por adoçantes naturais

Seja para quem deseja um estilo de alimentação mais saudável ou para os que desejam perder peso, a troca de açúcares refinados por adoçantes naturais são a melhor opção.

Dê preferência ao mel orgânico ou a estévia, que além de ser mais doce, também é uma ótima alternativa para diabéticos.

Outra opção para de troca é o xarope de agave, que possui alto teor de frutose e não altera o sabor dos alimentos.

  1. Leite de vaca por leite vegetal

O leite de vaca comercializado, por ser pasteurizado, perde muitos dos benefícios que o leite poderia ter, como a quantidade de cálcio, além da adição de outras substâncias que, com o passar do tempo, podem prejudicar a saúde.

Leites vegetais, como o de amêndoas e o de coco, são duas das opções de trocas saborosas e nutritivas.

O leite de amêndoas contém cobre, zinco, ferro, magnésio, manganês, cálcio, fósforo, potássio e selênio, vitamina A, B e E. Também ajuda a controlar o colesterol e a glicemia, além de ser de fácil digestão.

O leite de coco é fonte de vitaminas C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais, como o cálcio, selênio, magnésio, fosforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês. Além de ser rico em proteína arginina e ácido láurico.

Ambos os leites são ricos em gordura boa para o corpo, possuem índico glicêmico baixo e o melhor de tudo: podem ser feitos em casa.

Você pode encontrar outras opções de leite vegetal, como os de gergelim, castanhas, girassol, nozes, linhaça ou quinoa.

  1. Sal refinado por sal rosa

O sal refinado, também conhecido como sal de cozinha e sal marinho, passa por um processo de refinamento e também químico, o que retira suas propriedades benéficas à saúde e colabora para o aumento de doenças como colesterol e hipertensão.

O sal rosa, ou sal rosa do Himalaia, não passa por um processo de refinamento, sendo comercializado em usa forma pura. Esse tipo de sal possui 80 tipos de minerais, como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro, além de apresentar praticamente a metade a menos de sódio do que um sal marinho.

O sal rosa possui alto poder desintoxicante, o que ajuda a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo na pele. Além disso, sua grande concentração de magnésio ajuda a prevenir cãibras, fortalecer os músculos e o sistema imunológico.

  1. Óleos vegetais por azeite

A troca de óleos vegetais por azeite, tanto para cozinhar como para tempero, é a melhor alternativa aos que buscam por uma alimentação equilibrada.

O consumo de azeite de oliva pode reduzir o risco de acidentes vascular cerebrais. Além disso, ele também é uma grande fonte de antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer.

Contudo, o azeite deve ser consumido de forma moderada, já que pode apresentar grande números de calorias.

É importante lembrar que toda troca deve considerar o biótipo e as limitações individuais. Caso possua algum histórico ou restrição, procure um médico antes de realizar a troca.

Os exercícios físicos também fazem parte de uma rotina saudável. Para te ajudar a equilibrar sua alimentação saudável com um treino que se adeque a você, a Fast Nutri oferece diversos suplementos e outros acessórios para dar um up no seu treino. Acesse nossos produtos clicando aqui.