8 motivos para comer mais Açaí

8 motivos para comer mais Açaí

Com certeza você já ouviu falar do açaí, mas conhece todos os seus benefícios para a saúde? Veja agora 8 motivos por que você deve apostar nessa frutinha!

Apesar de tão popular, o açaí ainda é considerado uma fruta exótica. Oriunda do Norte do país, para uma verdadeira multidão de adeptos ela é sinônimo de alimentação saudável e uma excelente fonte de energia.

Muitas pessoas, no entanto, ainda não conhecem todos os benefícios do açaí ou acham que o alimento só deve ser consumido por quem pratica esportes.

É verdade, sim, que essa super fruta é indispensável na alimentação dos atletas, mas mesmo para quem não treina ela traz muitos benefícios.

Veja agora 8 motivos para incrementar sua alimentação com açaí

#1. Açaí ajuda a emagrecer

É comum ouvir dizer que açaí engorda. E não deixa de ser verdade se ingerido em exagero. No entanto, na dose certa, o açaí pode ajudar a emagrecer.

A fruta é rica em ômegas 6 e 9, gorduras que aceleram o metabolismo. Com isso, o organismo queima mais calorias. Junte a isso a grande quantidade de fibras presentes no açaí e que melhoram o funcionamento do intestino. Pronto, acabou de descobrir o poder emagrecedor do açaí.

Mas cuidado, nada de exagero. Acontece que uma polpa de açaí tem 110 calorias, então evite comer a fruta com granola e banana, por exemplo. Esse acompanhamento já se tornou tradicional, mas aumenta ainda mais as calorias ingeridas.

O ideal é ingerir uma porção, ou o equivalente a 100 g, por dia. Você pode substituir um dos lanches da dieta pela fruta, sempre em uma receita leve.

#2.– Combate a celulite

Por outro lado, a frutinha amazônica é rica em antocianina, justamente o pigmento que empresta a ela aquela cor roxa tão característica. No nosso organismo essa substância age como um poderoso antioxidante, que combatem os radicais livres – os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Além disso, quando a antocianina se alia à vitamina C – que também está presente em grande quantidade no açaí – e E, que melhora a circulação nutrindo mais os vasos sanguíneos. Com isso, aos poucos as marcas da celulite vão desaparecendo das coxas e bumbum.

#3. Combate o colesterol ruim

Pesquisa da Universidade Federal do Pará mostrou que o açaí puro ajuda reduzir o colesterol alto, agindo como um verdadeiro remédio.

Como a antocianina livra as artérias das células de gordura melhorando a circulação sanguínea e a nutrição dos vasos, as ômegas 6 e 9 aliados à vitamina E também acabam ajudando a combater o colesterol ruim.

E como elas são antioxidantes poderosos, também combatem e previnem problemas cardíacos.

#4. Ajuda a combater câncer, tumores, osteoporose e anemia

O açaí tem em sua composição o ácido oleico, que retarda o aparecimento de tumores, combatendo o câncer. Além disso, essa substância também ajuda a destruir as células cancerígenas.

Essa ação foi comprovada por estudo realizado pela Universidade da Flórida. Os pesquisadores mostraram que o açaí combate as células cancerígenas com até 86% de eficácia.

Por outro lado, como é rico em cálcio e potássio, o açaí também combate e previne a osteoporose. E há ainda grande quantidade de ferro, fósforo e outros minerais na frutinha, que combatem a anemia, e de vitaminas B1, B2 e E, que beneficiam a visão e a memória.

#5. Açaí ajuda a evitar câimbras

A frutinha do Norte também é rica em potássio, por isso ajuda a evitar câimbras. Como, durante os treinos, as câimbras podem ser causadas também pela hidratação inadequada, o ideal é combinar essa fruta energética a uma boa ingestão de água durante os treinos.

#6. Protege a pele dos efeitos nocivos do sol

Você sabia que alguns tipos de gorduras protegem a pele dos estragos dos raios ultravioleta? E elas são as mesmas gorduras presentes no açaí que ajudam a emagrecer – ômegas 6 e 9.

#7. Excelente fonte de energia para atletas

O açaí é riquíssimo em carboidratos, por isso é uma excelente fonte de energia para quem quer aumentar massa muscular e repor glicose perdida nos treinos de forma rápida.

Ou seja, como o açaí não é apenas um estimulante, mas sim um verdadeiro energético natural, ele é perfeito no pré-treino para dar a energia necessária, e no pós-treino para recuperar o corpo após os exercícios.

#8. É um acelerador muscular

O açaí também tem alto teor de proteínas, principais formadoras de aminoácidos, que são construtores musculares.

Por outro lado, as proteínas também contribuem para a formação de anticorpos. Assim, a frutinha amazônica também colabora para fortalecer o sistema imunológico e a combater infecções.

Agora que você já conhece todas as vantagens de consumir açaí, com certeza vai querer usufruir de seus benefícios. E como ele é bastante versátil, podem ser ingerido puro, como shakes, smoothies ou em diversos tipos de creme, também colabora para quebrar a monotonia das dietas.

Mas lembre-se que toda dieta deve ser elaborada e acompanhada por um nutricionista. Aproveite e pergunte a ele sobre os melhores suplementos para o seu caso.

Você encontra os melhores suplementos importados na Fast Nutri. Venha conhecer nossos lançamentos e aproveite nossas ofertas e promoções!

Deixe uma resposta