A importância do descanso e recuperação pós-treino

A qualidade da sua recuperação hoje terá um peso imenso em seu desempenho amanhã. Você precisa considerar o processo de recuperação como parte importante da sua rotina de exercícios. Se der ênfase ao seu descanso da mesma forma que dá aos seus exercícios, você vai melhorar seu desempenho tremendamente e se manterá o mais saudável possível.

Tendo um descanso correto, seu corpo vai se adaptar ao treinamento através do armazenamento de mais glicogênio, fonte primária de combustível. Este processo de adaptação permite que você tenha treinos desgastantes e esteja preparado para novos treinos com o “tanque sempre cheio”. Por isto, faz todo o sentido repor nutrientes essenciais pouco depois de um treino.

Você também precisa se livrar do ácido láctico e outros produtos residuais liberados durante o treino. Uma recuperação adequada lhe permitirá restaurar os nutrientes, livrar-se do ácido láctico e reabastecer o armazenamento de energia.

A atividade física intensa faz o corpo ter um esgotamento das reservas de carboidratos (glicogênio) e desidratação. É importante iniciar a reposição logo após o exercício. A síntese de glicogênio acontece imediatamente após o exercício, quando os estoques de glicogênio estão baixos.

A quantidade e o tipo de reposição irão depender de várias situações individuais de cada um, mas neste momento, existe uma grande vantagem ao se beneficiar dos shakes.

As bebidas esportivas (Sport Drinks) não são ideais para a recuperação, uma vez que contêm grandes quantidades de açúcar e pouca proteína ou fibra. Elas irão retardar o esvaziamento gástrico, e impedir o processo de recuperação. A reposição de líquidos é um componente vital de recuperação pós-exercício. Água e eletrólitos são perdidos através do suor, portanto, glicogênio e proteína devem ser repostos o mais rápido possível para garantir que você tenha uma recuperação plena.

Resumindo, após o treino as duas coisas mais importantes a serem feitas são a reposição do glicogênio queimado durante o treino e reconstrução muscular através de proteínas. Quanto mais cedo, melhor chance de recuperação. A síntese de glicogênio e reconstrução proteica acontecem muito mais rápido nas primeiras duas horas após o exercício. Esta reposição maximiza a taxa de síntese proteica e de glicogénio.

Na Fast Nutri existem ótimas opções de proteínas e aminoácidos para a recuperação pós-treino. E nunca se esqueça de descansar tão bem quanto treina!