Abacate, o queridinho do momento

Se você sempre deixou o abacate de lado nas suas dietas, prepare-se para uma surpresa: veja por que ele é o queridinho do momento do mundo fitness!

Você tem reparado nas conversas durante os treinos ultimamente? Já notou que o abacate de repente aparece sempre que o assunto é perda de peso ou rendimento do treino?

Então você deve estar se perguntando porque, se a fruta tem fama de ser altamente calórica e cheia de gordura.

Surpresa: no fundo, no fundo, não é nada disso – e o mundo fitness já descobriu. Na verdade, de vilão das dietas o abacate passou a super aliado.

Quer saber por que? Então venha saber mais sobre essa fruta cultivada há milhares de anos e que é a queridinha do momento!

Abacate: de vilão a parceirão

Quem diria, o abacate agora só vive no mundo fitness. E não é para menos: a fruta é rica em gorduras, sim, mas as saudáveis. Isso mesmo, 70% delas são monoinsaturadas, principalmente ácido oleico. Os 30% restantes são saturadas (ácido palmítico) e poli-insaturadas (ômegas 3 e 6).

Por outro lado, a fruta é rica em fibras – que regulam o intestino e ajudam a saciar a fome. Apenas 10g da fruta fornece 40% da quantidade recomendada de ingestão de fibras por dia.

Vitaminas e sais minerais também não faltam. Entre os que mais se destacam estão as vitaminas A, C, E e as do complexo B, além de zinco, potássio, manganês, cobre, fósforo e magnésio.

Mais uma grata surpresa: o abacate também ajuda a combater os radicais livres, os vilões do envelhecimento das células. Como a (boa) gordura da fruta dissolve carotenóides, ela auxilia na absorção dos antioxidantes betacaroteno e licopeno.

Para isso, basta acrescentar 150 g em saladas ou aderir ao óleo de abacate. Outros antioxidantes carotenoides da fruta são violaxantina, neoxantina, alfacaroteno, betacripttoxantina, liteína e zeaxantina.

Benefícios para o corpo

Todas essas propriedades se revertem em altos benefícios para o corpo – inclusive para o treino, pelo grande fornecimento de energia.

Já os antioxidantes previnem várias doenças, como câncer e as do coração – e ainda ajudam a combater o colesterol ruim, entre muitas outras.

A glutationa, presente no abacate, é capaz de bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos. Além disso, ela:

  • Ajuda na hipertrofia muscular

Para quem faz musculação, consumir abacate antes do treino fornece é fonte de energia e de proteínas que ajudam a recuperação do músculo, favorecendo a hipertrofia.

Por outro lado, a fruta também reduz a fadiga muscular. Isso ocorre por conta da grande quantidade de antioxidantes, que combatem os radicais livres que surgem por conta da intensidade dos exercícios.

  • Combate as inflamações

O abacate é rico em vitamina E, que induz as gorduras a terem um efeito anti-inflamatório. Como resultado, a dieta regular com a inclusão da fruta pode reduzir inchaços e desconfortos causados por reumatismo, artrose e gota, por exemplo.

  • Beneficia o sistema cardiovascular

Essa dieta balanceada com a inclusão da fruta também atua na prevenção e combate a diversas doenças cardiovasculares. Ela tem efeito positivo sobre o colesterol bom HDL, que ajuda a dilatar as artérias, e a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL). Assim, o estresse oxidativo é reduzido na corrente sanguínea.

  • Reduz o estresse, o apetite e ajuda a emagrecer

A mesma glutationa que previne o câncer também reduz os efeitos cortisol, o hormônio do estresse – e ainda ajuda desintoxicar o organismo, melhorando o funcionamento do fígado.

Mais a questão vai mais além: como o excesso de cortisol também dificulta a perda de peso, a glutationa acaba favorecendo também o emagrecimento, ainda que indiretamente.

As fibras, por sua vez, também colaboram para a sensação de saciedade e a abundância de gorduras monoinsaturadas ajudam a reduzir a gordura abdominal.

Por isso, mesmo que o abacate seja calórico, sua ingestão na dieta diária pode ajudar a emagrecer. A quantidade recomendada por dia é de meio abacate, mas o ideal é fazer um plano alimentar com um nutricionista.

Veja como aproveitar mais a fruta em receitas saborosas

Torrada com abacate e especiarias

Incluir a fruta na dieta diária é muito fácil – e saboroso. Mas evite o exagero e procure respeitar a dose diária máxima recomendada. Veja 3 receitas super fáceis para um lanche caprichado e fitness.

Acredoce:

  • 1 fatia de pão de forma integral assada;
  • ½ abacate cortado em fatias e sem casca;
  • 1 banana pequena ou 1/1 grande em rodelas;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 colher de sobremesa de quinoa.

Monte todo os ingredientes em camada sobre o pão de forma.

Picante:

  • 1 fatia de pão de forma integral assada;
  • ½ abacate sem casca amassado e colocado sobre a fatia de pão;
  • Caldo de ½ limão sobre o abacate amassado;
  • ½ tomate médio picado com sal, pimenta do reino e salsinha colocado sobre o abacate com limão.

Salgado

  • 1 fatia de pão de forma integral assada;
  • ½ abacate sem casca amassado sobre o pão;
  • 1 ovo pochê colocado em cima do abacate;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Agora sim, você já pode aproveitar todos os benefícios de incluir o abacate na sua dieta diária!

Mas não esqueça dos suplementos: na Fast Nutri você encontra os melhores produtos importados, sempre com os melhores preços. Venha conhecer e confira nossas ofertas!

Deixe uma resposta