Água com limão: quais os benefícios?

Praticamente todo mundo conhece alguém que afirma beber água com limão em jejum todos os dias. Uns dizem que emagrece, outros que elimina as toxinas do organismo e ainda há aqueles que dizem que faz um mal tremendo ao corpo.

No meio de tanta polêmica, fica a pergunta: será que água com limão em jejum tem realmente algum efeito? Veja agora os benefícios – e os cuidados – que se deve ter com essa combinação!

Benefícios da água com limão são um mito?

Um estudo publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition afirma que não. De acordo com a pesquisa, polifenóis da casca do limão teriam ajudado ratos com dieta rica em gordura a perder peso.

Mas não é só. Limão tem a quantidade de vitamina C necessária para a produção de colágeno e estimular o sistema imunológico.

Além – agora sim – de regenerar um antioxidante natural poderoso encontrado no organismo e que é um dos grandes responsáveis pela desintoxicação diária: a glutationa.

Para quem pratica exercícios físicos, a vitamina C é um achado. Além de também fazer bem para a pele, ela ainda evita a perda de massa massa.

Mas a frutinha não para por aí. O limão tem ainda ácido cítrico, que ajuda a alcalinizar o sangue e o metabolismo. Talvez você não saiba, mas quanto mais alcalino, melhor.

De acordo com os especialistas, a maior parte das doenças são relacionadas à acidez do sangue. A ingestão de itens como açúcar, farinha branca, alimentos industrializados e refrigerante, por exemplo, colaboram para sua acidez.

Por outro lado, o limão tem ainda magnésio, cálcio, bioflavonoides, limoneno e pectina. Essas substâncias também ajudam a combater infecções e a fortalecer a imunidade do organismo.

Temperatura da água com limão faz diferença?

De acordo com os nutricionistas, o ideal é colocar pelo menos meio limão fatiado em 250 ml de água. Mas em relação à temperatura da água, surge outra polêmica.

Enquanto alguns afirmam que não faz a menor diferença, outros dizem que o melhor é colocar o limão em água morna. Os motivos seriam vários.

Um deles é que a água morna é mais fácil de ser ingerida em grandes quantidades. Outro é porque o organismo precisa de mais energia para processar a água gelada – o que, do ponto de vista de quem quer emagrecer, seria um fator positivo.

O terceiro motivo é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona as bebidas quentes ao câncer.

Há uma hora mais eficiente para beber água com limão?

Nisso os especialistas são unânimes – a água com limão deve ser ingerida pela manhã, em jejum. Mas os nutricionistas vão mais longe: o ideal é ficar 20 minutos sem consumir nada sólido, deixando a combinação fazer efeito.

Segundo eles, durante o sono há muita oxidação no organismo porque ele não para de trabalhar. A água com limão em jejum funciona como que uma limpeza em toda essa oxidação.

Além disso, segundo eles, o jejum também melhora a absorção da vitamina C, potencializando seu efeito. Mas atenção, porque a água com limão pode ser muito benéfica, mas apenas nas doses certas.

Em excesso – como beber o dia inteiro, por exemplo, pode arrasar com o esmalte dos dentes, deixando-os muito fracos. Mesmo apenas em jejum, a atenção à saúde bucal é fundamental.

Por outro lado, quem tem nível alto de ferro no sangue também deve evitar a bebida. O limão aumenta a capacidade de absorção da substância. O excesso de ferro pode se acumular no fígado, coração e pâncreas.

Como resultado, pode haver endurecimento do fígado, câncer, cirrose, excesso de gordura, diabetes, artrite e palpitações cardíacas.

Confira os benefícios da água com limão em jejum

Antes de incluir ou excluir qualquer coisa em sua dieta diária, o ideal é procurar um nutricionista. Ele é o profissional mais adequado para indicar qual o procedimento mais adequado para cada caso.

Agora, então, confira abaixo os benefícios da água com limão:

  • Com uma lasquinha de gengibre, ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Ajuda na digestão estimulando o fígado a produzir bile;
  • Ajuda a eliminar o ácido úrico das articulações;
  • Melhora a absorção de ferro no organismo;
  • Ajuda a prevenir a perda de massa magra;
  • Estimula os movimentos intestinais;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Tem efeito anti-inflamatórios;
  • Ajuda a alcalinizar o sangue.

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