Alimentos para quem está iniciando na musculação

Uma boa alimentação traz muitos benefícios à saúde: maior disposição, melhor funcionamento do organismo, emagrecimento, entre outros. Mas você sabia que uma boa dieta também pode ser responsável por turbinar seu treino de musculação?
Se você planeja começar na musculação ou já iniciou o seu treino, uma dieta rica balanceada com uma série adequada de exercícios pode ser o segredo para bons resultados. Confira abaixo 5 dicas de alimentos para te ajudar nessa missão!

1. Proteína: a melhor amiga da musculação

Uma alimentação proteica é muito importante para quem deseja começar na musculação. Isso porque, a proteína auxilia na recuperação muscular. O nutriente também é aconselhado para pessoas que tem o foco no aumento muscular, também conhecido como hipertrofia.
Entre as opções de alimentação proteica indicadas para quem está iniciando o treino, está o ovo, que oferece duas vantagens em um alimento: a gema oferece gordura saudável enquanto a clara oferece proteína de baixa caloria.

Peito de frango e carnes vermelhas também são uma das melhores fontes de proteínas, mas devem ser consumidas de maneira moderada, principalmente a carne vermelha, que deve ser sempre magra. Esses alimentos protéicos contêm todos os aminoácidos que o corpo precisa para recuperação de um treino intenso. Por essa razão, indica-se o consumo de pelo menos um tipo de carne animal em cada refeição.
Caso você não consuma carne, não se preocupe! Existem fontes de proteínas vegetais que podem auxiliar no seu treino. Tal como soja, vagem, feijão, caju, lentilha e mais muitas outras opções de alimentação proteica vegetal.
Apenas certifique-se de consultar um médico especialista para que sua dieta cubra todos os nutrientes necessários para o seu biotipo.

2. Carboidratos complexos para ganho de energia

Os carboidratos indicados para quem deseja começar na musculação são os complexos. Isso porque, esse grupo alimentar possui estrutura química maior e mais complexa, por isso, são absorvidos pelo corpo de forma lenta, liberando gradualmente a glicemia no corpo.

Os maiores exemplos desse tipo de carboidrato são os arroz e pães integrais, batata doce e fibras.  Já os carboidratos simples devem ser evitados, afinal, são absorvidos rapidamente pelo corpo e podem acumular estoques de açúcar no organismo, prejudicando o desempenho.

    3. Aposte nas vitaminas C, D e ômega 3 para desenvolvimento, crescimento e recuperação do músculo

As vitaminas são uma forma de fortalecer e recompor o organismo. A vitamina C, por exemplo, ajuda a combater radicais livres formados depois dos exercícios e ainda atua como antioxidante. Suco de laranja, acerola e limão estão entre as opções ricas dessa vitamina.

A vitamina E é ideal para quem procura por desenvolvimento muscular. Além disso, ela ajuda a prolongar a vida dos glóbulos vermelhos e a transportar mais oxigênio para os músculos. Nozes, gérmen de trigo e também os óleos vegetais, como o de girassol, milho e oliva, são ótimas opções para adquirir a vitamina.
Já o ômega 3 ajuda na recuperação de energia, ajuda na fluidez do sangue no organismo, ajuda a levar mais oxigênio aos músculos, aumentando, assim, a força e diminuindo os riscos de doenças, como o colesterol e aterosclerose.

Você pode encontrá-la em alimentos como castanhas em geral (nozes, avelã, macadâmia), azeite extra virgem, gergelim branco e preto e peixes, como salmão, tilápia ou sardinha.

    4. Água: limpa, hidrata e ainda ajuda a emagrecer

Mais de 70% dos seus músculos e corpo são formados por água. Além de ajudar a hidratar o seu corpo, o líquido repõe as energias e limpa seu organismo, mandando embora as toxinas do corpo.

A água também ajuda na digestão e síntese das proteínas no corpo e ainda acelera o metabolismo.  Procure ingerir, pelo menos, 2 litros por dia.

    5. Dieta balanceada, exercícios e suplementos: a trindade da musculação

Os suplementos ajudam a suprir e complementar os nutrientes não produzidos pelo corpo, sendo fundamentais para um bom desempenho no treino. O Whey Protein é um dos mais utilizados para quem está iniciando na musculação, podendo ser consumidos 2 vezes por dia.

No entanto, é importante sempre consultar especialistas na área para que o uso de suplementos seja feito de maneira correta e eficiente.
A Fast Nutri oferece os melhores suplementos do mercado para todos os estágios da musculação, principalmente para quem deseja investir mais na atividade. Confira nossos produtos e fique grande com produtos de qualidade!