Como iniciar um treino de corrida para secar?

Fortalece os músculos, aumenta o condicionamento físico, é aliada na perda de peso, melhora a qualidade do sono, ajuda no controle do colesterol e até na prevenção da osteoporose; muitos são os benefícios proporcionados pela corrida.

Mas, antes de sair correndo por aí, é necessário se atentar a alguns cuidados para que seja possível usufruir inteiramente da atividade sem torna-la prejudicial ao seu corpo. Por isso, confira agora nossas dicas de como começar a correr de uma forma saudável e habitual.

5 dicas para iniciar um treino de corrida

Logo nos primeiros anos de vida, andar já faz parte da nossa rotina. Logo, a corrida é uma atividade que pode ser realizada em diferentes lugares e pode ser adaptada e personalizada para que haja uma evolução gradativa e saudável.

Além de poder queimar até 500 calorias em uma hora, diminuir as taxas de stress e ajudar a fortalecer o sistema imunológico, correr também libera hormônios bons para saúde, como a endorfina (que proporciona a sensação de bem-estar).

Se você já pratica caminhada e deseja saber como iniciar na corrida, separamos algumas dicas simples, mas importantes, para te ajudar a começar a correr.

Antes de tudo, consulte um médico

Qualquer atividade física exige uma avaliação médica. Essa avaliação te ajuda a ter uma noção de como seu corpo está e quais precauções precisam ser tomadas em prol do bem-estar do mesmo.

O treino de corrida exige muito do sistema cardíaco, musculatura e ossos. Por isso, procure um cardiologista e um ortopedista para verificar se existe alguma condição pré-existente que necessite de acompanhamento. Um teste ergométrico ajuda a identificar como o seu corpo reage a atividade.

Escolha roupas leves e um tênis apropriado

A combinação roupa adequada+tênis é essencial para quem deseja iniciar um treino saudável.

As roupas devem ser leves, confortáveis e, de preferência, de acordo com a condição climática. Opte por peças que não limitem seus movimentos ao correr e evite vestuários com muitos detalhes, como cordões ou capuz, por exemplo, que podem atrapalhar a sua concentração.

Você também pode optar por peças elaboradas com a tecnologia dry-fit ou camisetas de poliamida, que permitem uma melhor transpiração para o corpo durante a corrida.

O tênis é o protagonista de como iniciar na corrida. Isso porque, além de confortável, ele deve analisar o tipo de pisada. Entre elas, existem:

  • A pisada correta, também conhecida como neutra;
  • As com rotações externa excessiva do pé, também chamadas de supinadas;
  • As com rotação interna do pé excessiva, que também podem ser chamadas de pronadas.

A escolha do tênis de acordo com a pisada ajuda no alinhamento da coluna e na melhora de desempenho durante o treino.

Caso não seja possível adquirir um específico para seu tipo de pisada, opte por um tênis próprio para corrida, de solado macio e amortecedores para ajudar no impacto do treino nas articulações.

Reveze a corrida com caminhada

Para quem está começando a correr, é importante haver uma intercalação entre a corrida e a caminhada. Essa ação ajuda na construção gradativa da resistência física, além de ajudar em um condicionamento cardiorrespiratório mais eficiente.

Mantenha um programa periódico

A prática leva a perfeição e também a uma maior resistência e evolução, no casso da corrida. É importante criar um programa que vise o treino contínuo. Além do seu corpo se adaptar mais rápido ao esporte, os resultados também aparecem em um prazo mais curto.

Alimente-se e hidrate-se bem

Opte por um carboidrato de fácil absorção, como frutas ou pão branco com peito de peru – pelo menos 2 horas antes de iniciar seu treino. Apenas atente-se a quantidade para não prejudicar a atividade com problemas de congestão.

A hidratação deve ser feita a todo momento: antes, durante e principalmente depois da corrida. Depois de aproximadamente uma hora, procure fazer uma refeição balanceada, equilibrando proteínas e carboidratos de qualidade.

Começar a correr não é impossível, exige apenas esforço e dedicação. Treinando muito, todos os dias, e seguindo as nossas dicas, você chega lá!

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