Como iniciar uma rotina mais saudável em 7 passos

A falta de tempo em uma rotina cada vez mais corrida fazem com que um estilo de vida saudável se torne, muitas vezes, um desafio. Porém, equilibrar uma boa alimentação com exercícios pode ser mais simples do que se pensa.

Pequenas mudanças no dia a dia, como usar as escadas em vez do elevador e carregar snacks na bolsa, podem te ajudar a criar ótimos hábitos alimentares sem grande sofrimento. Confira os 6 passos que selecionamos para dar início a um estilo de vida mais saudável e inspire-se!

#1. Organize-se e estabeleça pequenas metas

Dietas radicais, exercícios sem um foco e metas surreais irão fazer mais do que te desmotivar: a combinação desses fatores pode prejudicar e muito sua saúde. Determinar um objetivo, como realizar reeducação alimentar ou perder peso, te ajuda a adaptar e planejar sua rotina de acordo com sua disponibilidade.

Para manter o foco na busca por um estilo de vida mais saudável, procure organizar listas do que fazer no dia seguinte. Dessa forma você terá uma perspectiva ampla de todas as tarefas que precisa realizar, diminuindo as chances de esquecer algo. Além disso, a sensação de dever cumprido ao fim de cada atividade te deixará ainda mais animado para continuar!

#2. Cuide da sua alimentação

A reeducação alimentar não significa deixar de comer tudo que se gosta de um dia para o outro. E sim aprender a variar e a consumir os alimentos na quantidade correta e de forma saudável.

Lembre-se de que o café da manhã é a principal refeição do dia, por isso, nunca deve ser pulado. Ele é responsável por te fornecer os nutrientes necessários para começar o dia com energia e disposição.

Não faça pausas longas entre as refeições, carregue com você sempre um “lanchinho” para fazer entre o café, almoço e jantar. Opte também por frutas ou nozes e amêndoas, que possuem gorduras boas para o corpo.

Escolha uma dieta com grande presença de proteína, principalmente na parte do jantar. Durante a noite, nosso corpo consome menos energia, deixando nosso metabolismo mais lento. As proteínas também ajudam a deixar a mente mais ágil pós almoço e a ajuda na disposição.

Além disso, todas as refeições devem ser feitas de forma calma e em um ambiente tranquilo para maior aproveitamento das mesmas.

Confira uma dica simples e rica em proteínas feita pela nossa Nutricionista Patrícia Sens:

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#3. Dormir é fundamental

Dormir bem é essencial para total desempenho do nosso corpo, pois influencia diretamente no nosso bem-estar e saúde. Um adulto precisa dormir em média 6h – 8h por dia para que o corpo seja capaz de se recuperar por completo e estar descansado para o próximo dia.

Sendo assim, procure adotar uma rotina de sono, separe um horário para ir dormir todos os dias e vá se preparando para repousar conforme for se aproximando.

Ler um livro ou meditar também pode te ajudar a relaxar para aproveitar a sua noite de sono.

#4. Beba água

O consumo de água ajuda na eliminação de toxinas, energiza nosso corpo e ainda nos mantém hidratado. A água também ajuda no metabolismo e no funcionamento do intestino.

Uma forma fácil de se manter hidratado é carregar uma garrafinha de água sempre junto consigo.

#5. Faça pequenas pausas durante o dia

Pequenas pausas durante o dia ajudam a diminuir o cansaço, dores que ocasionalmente podem surgir por se ficar sentado durante muito tempo, o estresse visual, entre outros.

Crie o habito de se levantar de vez em vez da cadeira para dar uma volta no ambiente. Isso também pode ajudar a prevenir doenças vasculares.

#6. Exercite-se!

Com a grande variedade de atividades existentes, é possível encontrar uma que se encaixe mais no seu perfil e na sua rotina. Até ir de bicicleta ou subir as escadas ao invés do elevador já conta como exercício.

#7. Saia da rotina!

Atividades como o CrossFit, que combina diferentes modalidades, ajuda a quebrar a rotina, já que não existe uma base pré-determinada. Não esqueça de buscar por um profissional da área para te orientar da melhor forma possível!

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