Descubra os 7 segredos escondidos do vinagre de maçã

Muito mais do que tempero para salada: você sabia que o vinagre demaçã ajuda a emagrecer e ainda traz muitos benefícios para o organismo? Conheça 7 dos seus segredos!

Quem diria, o vinagre de maçã faz um bem danado à saúde, sem falar que ajuda a emagrecer – e de forma saudável. A verdadeé que ele está sempre lá na prateleira do armário ou na parede da cozinha, masa maioria não dá o valor que ele merece.

Mas isso está para mudar assim que você descobrir todos os benefícios que vão muito além do gostinho bom na salada. Veja o que esse alimento rico em polifenóis pode fazer por você!

O que é o vinagre de maçã?

Com certeza a maioria das pessoas nunca parou para pensar o que é um vinagre. Na verdade o produto pode ser feito a partir de qualquer alimento que contenha açúcar.

Os mais comuns na mesa brasileira são o vinagre de maçã, de vinho e de arroz, mas mundo afora há produtos de mel, milho, malte, uva, cana de açúcar e por aí vai.

No caso específico do vinagre de maçã, o processo de fermentação é altamente saudável, feito através de leveduras e bactérias boas (acetobacter).

Dessa forma, o produto final é rico em polifenóis, poderosos antioxidantes, e várias enzimas super benéficas para o corpo.

Já os açúcares naturais são transformados em álcool, que depois é convertido em ácido acético – que compõe 5% do produto. Os 95% restantes são água.

Para o organismo, o vinagre de maçã é um achado, com propriedades antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes que atuam de várias formas diferentes.

#1. Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã tem grande quantidade de ácido acético, bloqueador natural da absorção de açúcar e de amido no sangue. Assim, o produto colabora com a perda de peso ao inibir a ação de enzimas que digerem carboidratos.

Dessa forma, os carboidratos passam direto pelo trato digestivo, eliminando calorias que contribuiriam para o aumento de peso se tivessem sido absorvidas.

Por outro lado, como a glicose é liberada lentamente no sangue, também atua como agente preventivo da diabetes.

Para emagrecer, a recomendação de consumo é de 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluídas em 1 copo d’água antes do almoço e do jantar.

#2. Melhora a performance muscular e a recuperação no pós-treino

O mesmo ácido acético, que compõe 5% do vinagre de maçã, também melhora a eficiência dos músculos e colabora para uma recuperação pós-treino.

#3. Evita o envelhecimento precoce

Rico em polifenóis, que são poderosos antioxidantes, o vinagre de maçã colabora para a regeneração celular e evita o envelhecimento precoce das células.

#4. Possui betacaroteno e potássio

O vinagre de maçã possui ainda betacaroteno, que é convertido em vitamina A ao ser ingerido ou em antioxidantes, protegendo as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. São eles os grandes responsáveis pelo envelhecimento das células.

O betacaroteno também ajuda a proteger a pele e a reduzir problemas de visão, enquanto o potássio é extremamente importante para o funcionamento celular de forma geral. O potássio também ajuda a reduzir inchaços e na recuperação geral, da pele a ossos quebrados.

#5. Ajuda a reduzir alergias e inflamações

Você já sabe que o vinagre de maçã é rico em antioxidantes – e eles são muitos e variados. A quercertina, por exemplo, melhora a imunidade do organismo e reduz os efeitos da histamina, justamente a substância que causa os sintomas das alergias e inflamações.

#6. Melhora o metabolismo

O vinagre de maçã também ajuda acelerar o metabolismo, tornando-o mais responsivo. O fígado também fica mais saudável – tudo por conta da ação dos antioxidantes presentes no vinagre de maçã.

#7. Pele e cabelos mais saudáveis

O vinagre de maçã é especialmente benéfico para a pele e os cabelos. Veja como:

  • Contra a caspa – Aplique sobre os cabelos 1 xícara de água com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e 15 gotas de óleo da árvore de chá. Massageie por 5 minutos e deixe descansar por mais 5. Enxágue em seguida. Use por até 3 vezes por semana.
  • Para reduzir celulite – As propriedades adstringentes do vinagre de maçã reduz a retenção de líquidos e toxinas da pele. Faça uma solução com 1 colher de sopa de óleo de coco ou de oliva e 3 colheres de sopa de vinagre. Massageie a área por 15 minutos, duas vezes ao dia.
  • Para tonificar a pele – Mais indicado para peles oleosas. Misture ½ xícara de vinagre de maçã mais ½ xícara de água filtrada e um pouco de óleo essencial aromático. Aplique sobre a pele com algodão e deixe agir por 10 minutos. Depois enxágue com água morna. Pode ser feito 2 vezes por dia, até 3 vezes por semana.
  • Cabelos mais macios e brilhantes – Misture ¼ xícara de vinagre de maçã com 2 xícaras de água. Aplique sobre o cabelo já lavado e massageie o couro cabeludo, deixando agir por 5 minutos. Remova com água morna. Mas faça apenas 1 vez por semana.

Como deve ser o consumo de vinagre de maçã?

Como praticamente qualquer produto, o vinagre de maçã, apesar de saudável, também tem sua dose máxima diária recomendada: 25 mm. O ideal é dividir o consumo pelas refeições, sempre diluído em água – não em molhos, azeites e maioneses.

Dessa forma, os efeitos sobre o organismo são mais rápidos. A grande vantagem do vinagre de maçã é que não tem contraindicações e ainda é bastante acessível.

Quer continuar recebendo dicas saudáveis e nutritivas? Continue acompanhando nossos posts e aproveite para conhecer melhor os produtos da Fast Nutri. Aqui você encontra os melhores suplementos do mercado, sempre com os melhores preços!

Deixe uma resposta