Elíptico: 5 argumentos para apostar nesse exercício

Os exercícios aeróbicos são excelentes para acelerar a queima de gordura, mas além de dar mais resistência ao corpo, alguns cárdios também deixam bumbum e pernas tonificados. É o caso do elíptico, um aparelho que já caiu no gosto das mulheres e que já começa a desbancar a esteira, até então a preferida nas academias.

A verdade é que as vantagens do elíptico são muitas, a começar por ser um exercício de baixo impacto, com muito pouca pressão nas articulações, e, por isso mesmo, totalmente indicado para idosos e pessoas com problemas de varizes, doenças ósseas ou articulares ou obesidade – sem falar que acelera a queima de gordura, torrando 300 calorias em apenas 40 minutos de exercício.

Ficou interessada? Veja agora 5 argumentos para apostar de vez no elíptico e dicas de como potencializar ainda mais seus resultados!

  1. Aumenta a capacidade aeróbica

Quanto maior a sua capacidade aeróbica, maior o tempo que você conseguirá realizar seus exercícios sem ficar com falta de ar. O elíptico faz justamente isso, ele aumenta o seu ritmo cardíaco com excelentes resultados em apenas duas sessões semanais de 20 a 30 minutos. Já na terceira semana você começa a sentir a diferença.

  1. Potencializa os outros treinos

O elíptico faz com que o seu condicionamento evolua ao dar mais resistência cardiorrespiratória e muscular, automaticamente melhorando o suporte aos demais exercícios. E, ao contrário do que pode parecer a princípio, os movimentos atuam sobre todo o corpo, não apenas na parte inferior, mas também braços, ombros, tórax, tríceps, bíceps e costas, com movimentos incorporados de forma simultânea.

  1. Melhora o equilíbrio corporal

O elíptico ajuda a melhorar o equilíbrio corporal e a coordenação motora ao proporcionar movimentos simultâneos das pernas com as mãos mantidas nos corrimãos. No entanto, é possível fazer algumas pequenas variações nos exercícios, revezando o apoio das mãos ou invertendo a direção dos pedais, por exemplo.

  1. Ajuda a acabar com as gordurinhas

Para quem quer queimar calorias o elíptico é uma ótima opção, já que em apenas 40 minutos de exercício diário ele chega a queimar até 300 calorias. Esta é uma média aproximada, claro, já que a queima dependerá da sua taxa metabólica e da intensidade do treino: quanto maior a resistência nos pedais, maior a quantidade de energia gasta em cada sessão.

  1. Pode ser feito em casa

Assim como a esteira, o elíptico é uma boa opção para quem tem uma rotina complicada e prefere treinar em casa. Há vários modelos domésticos que ocupam pouco espaço, com modelos dobráveis bem fáceis de serem movidos e transportados.

Veja como potencializar ainda mais os exercícios com o elíptico

Melhora o condicionamento geral, o equilíbrio, tonifica pernas e bumbum, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e ainda por cima ajuda à perda de peso. No entanto, seguindo algumas pequenas dicas é possível deixar tudo isso ainda melhor. Preste atenção e veja como potencializar os resultados do elíptico.

De olho na postura: 

Mantenha as costas eretas e os ombros relaxados, a menos que o aparelho esteja configurado com pegada para a frente.

Atenção aos pés: 

Os pés não devem ficar com a sola totalmente plantada no pedal: o calcanhar deve desencostar do pedal quando este for para trás, como no movimento natural de uma corrida.

Proteja seu corpo:

Não abuse das rotações quando a carga estiver baixa, caso contrário você poderá forçar demais joelhos, tornozelos e quadril.

Incremente seu treino: 

Mude a intensidade e a velocidade das passadas. Comece com 1 minuto em carga leve e moderada em ritmo normal e 30 segundos em carga máxima e ritmo acelerado. Os programas com treino de intervalo são os que mais ajudam na perda de peso.

Aumente a intensidade com as inclinações:

Os aparelhos elípticos têm inclinações que podem ser utilizadas para intensificar os treinos, podendo elevar a queima de calorias até 800 por hora de treino.

Varie os treinos usando programas diferentes:

As melhores máquinas têm diversos programas que podem ser carregados com dados personalizados, como idade e peso do usuário, por exemplo. Assim é possível utilizá-la para melhorar a capacidade respiratória, com um programa de batimentos cardíacos, que fará um monitoramento através de sensores, ou para perda de peso, ajustando os níveis de dificuldade da pedalada.

Não esqueça que a alimentação correta tem influência direta no aproveitamento dos seus treinos, seja qual for a máquina escolhida. Se você ainda não tiver um plano alimentar elaborado por um profissional, consulte um nutricionista e peça uma dieta personalizada, baseada em seus hábitos e preferência, acompanhada por suplementos alimentares.

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