Homem de meia idade

Homens: como se manter em forma depois dos 40

Vamos ser sinceros: depois dos 40, nem sempre o corpo acompanha a disposição da mente. Veja como manter a forma física e ganhar mais qualidade de vida

Um homem aos 40 anos está longe de ser um idoso – mas também já não é nenhum garotão. É nessa a idade, portanto, que deve começar a preocupação com a forma física para evitar o pijama e a falta de disposição que, muito provavelmente, chegarão um pouco mais adiante.

Afinal, já é mais difícil evitar a barriguinha, o metabolismo já está mais lento e é quando o esqueleto começa a enferrujar. Mas não precisa ser assim. Mesmo para quem já se cuida, há cuidados especiais que devem ser tomados de olho no futuro.

Veja como manter a forma física depois dos 40 ganhando muito mais qualidade de vida no dia a dia.

Por que a forma física é tão importante após os 40 anos?

Todo mundo está envelhecendo, o tempo todo. Se o ápice do ser humano é aos 30, dez anos depois já é mais do que hora de se cuidar, de verdade. A sarcopenia, por exemplo, que é a perda de massa magra causada pelo envelhecimento, começa aos 50 anos.

É após os 60, no entanto, que ela se torna dramática, podendo causar acidentes que comprometem a qualidade de vida. Para evitar que ela ocorra, cuidar da forma física após os 40 anos é fundamental.

Evite o que você e seu corpo não tem preparo

Aos 40 anos o corpo masculino muda. Há um acréscimo percentual da gordura, principalmente na região abdominal – que aumenta os riscos de acidentes cardiovasculares.

Por outro lado, o metabolismo está mais lento, influenciando o balanço energético, o que contribui para as mudanças na gordura corporal e no peso.

Por isso, seja sincero com você mesmo e evite o que não tem mais forma física para fazer. É melhor ficar fora daquele jogo de futebol com os amigos do que amargar uma lesão. E se for tarde demais para evitar, dê ao seu corpo o tempo de recuperação necessário que ele merece.

Musculação: construa seus músculos para o futuro

A musculação é uma das melhores formas de manter a forma física após os 40 anos. O treinamento de força ajuda a atenuar os efeitos do envelhecimento, aumentando ou mantendo a força muscular e melhorando a composição corporal.

Para quem está começando, a dica é iniciar pelas máquinas, que guiam e tornam os exercícios mais seguros.

Depois, com o tempo, passe para os pesos livres – sempre dentro das suas limitações e sob a orientação do professor. É bom lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, a musculação é um exercício totalmente seguro para pessoas de todas as idades, dos 18 aos 80 anos, ou além.

Guie sua dieta para o ganho de massa muscular

Se você já tem uma alimentação saudável, com todos os grupos de alimentos e com os nutrientes balanceados, ótimo. É bastante provável que esteja bem. No entanto, se quiser evitar ou minimizar a perda de músculos com a idade, é preciso voltar sua dieta diária para essa finalidade.

Para isso, aumente a quantidade de proteínas na dieta e aproveite os benefícios dos suplementos, como os whey protein. De acordo com o Instituto de Desempenho Humano Johnson & Johnson, adicionar proteína a qualquer coisa que você coma ajuda a reduzir seu índice glicêmico.

Um pouquinho de creme de amêndoa em um biscoito já pode reduzir o pico glicêmico da ingestão. Por outro lado, 3 a 5 mm de creatina em pó por dia, no leite ou em um smoothie no pré ou pós treino colabora para a construção e manutenção de músculos mais eficiente.

Concentre-se nos pequenos grupos musculares

A ideia de manter a boa forma física após os 40 não é ficar enorme. O objetivo, aqui, é ganhar qualidade de vida através de exercícios e alimentação que o ajudem a desenvolver força funcional e evitar lesões.

Para isso, uma boa ideia é incorporar novos elementos de equilíbrio em seus treinos, em vez de adicionar peso aos exercícios. Você pode conseguir isso fazendo flexões suportando o peso das mãos em bolas medicinais.

Outra ideia adicionar um segundo vetor de força, como uma faixa de resistência em torno dos joelhos durante o agachamento.

Aprenda novas habilidades

Você passou décadas fazendo as mesmas coisas – então está na hora de mudar. Um dos jeitos mais prazerosos de manter a forma física é aprendendo novas habilidades. Cure o que está errado desafiando seu corpo de formas diferentes.

Comece uma atividade nova, como corrida, boxe ou natação. Se já faz musculação, tente um crossfit. Não se trata de fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas dê-se a oportunidade de alcançar novos horizontes.

Mas procure sempre orientação especializada e não descuide dos check-ups. O importante é que o corpo esteja apto a acompanhar sua mente. Com essas dicas você terá mais disposição e boa forma física para bem além dos 40 anos.

Na hora de escolher seus suprimentos, já sabe: a Fast Nutri tem os melhores produtos importados do mercado. Venha fazer parte do nosso clube e participe de promoções incríveis!

 

Deixe uma resposta