Mente sã, corpo são: como seu equilíbrio físico pode refletir em seu emocional

Mens sana in corpore sano – difícil quem nunca ouviu essa frase na vida, mas mais difícil ainda, para muita gente, é colocar em prática. Sim, porque a insatisfação com o próprio corpo não começa no espelho, mas na forma de pensar sobre si mesmo, na autoestima. No entanto, melhorar o amor-próprio pode ser muito mais fácil do que se imagina, já que os exercícios físicos são um excelente caminho para a conquista do equilíbrio emocional. Veja como eles podem estimular mente e corpo a viverem em completa harmonia.

Exercícios físicos trazem benefícios psicológicos e equilíbrio emocional

 Hoje não é segredo que quem pratica atividades físicas regularmente está sempre mais bem-disposto: os exercícios ajudam o cérebro a liberar endorfinas, os hormônios do prazer e do humor. São elas também que acabam dando aquela vontade de ir um pouco mais além a cada dia, buscando a superação dos seus próprios limites.

Todo mundo já sabe também que, aliados a uma dieta saudável, com nutrientes bem balanceados e os suplementos adequados, os exercícios físicos são os responsáveis pela perda de peso, devolvendo ao corpo a agilidade e a flexibilidade muitas vezes perdidas com o sobrepeso. E é claro que isso também melhora ainda mais a autoestima.

No entanto, o que muita gente não sabe é que os benefícios vão muito além. Ao liberar endorfinas durante a prática de atividades físicas, o cérebro combate também a depressão, favorecendo o equilíbrio emocional.

Em pacientes deprimidos, principalmente os exercícios aeróbicos – como alongamento e yoga, por exemplo – são grandes aliados nos tratamentos multidisciplinares.

Por outro lado, quem se exercita regularmente também favorece o desenvolvimento das células cerebrais, criando novas conexões intraneurais que colaboram para manter a mente muito mais ativa e jovem.

Além disso, a atividade física ainda favorece a circulação sanguínea, levando mais oxigênio e nutrientes às células de todo o corpo. Dessa forma os órgãos funcionam melhor e o indivíduo ganha muito mais disposição no dia-a-dia.

Menos cortisol, mais equilíbrio emocional

 Estresse e vida moderna andam de mãos dadas na maioria das vezes, mas não precisa ser assim. Para minimizar os efeitos negativos da tensão diária em casa e no trabalho, os exercícios são uma excelente opção.

Os treinos regulares reduzem a produção do cortisol, o chamado hormônio do estresse, que causa diversos estragos ao organismo a longo prazo, inclusive nas células cerebrais. Os sintomas do estresse podem aparecer nas formas e nos graus mais variados.

Dependendo da pessoa pode haver perda de memória, insônia, mau humor, queda da eficiência imunológica, baixa libido, cansaço, impotência, redução da capacidade de manter o foco e a concentração, irritabilidade e vários outros fatores que prejudicam a qualidade de vida.

Assim, a atividade física pode ser considerada uma neuroprotetora, já que, ao favorecer o equilíbrio emocional reduzindo os níveis de cortisol, ainda libera substâncias endógenas que favorecem a sensação de bem-estar. Nestes casos, o ideal são atividades que combinem relaxamento da musculatura tensa e a liberação de endorfina, como boxe, kung fu, muay tai, caratê ou lutas marciais de forma geral.

Exercícios devem ser realizados com frequência

 Para que os exercícios físicos estimulem o equilíbrio emocional, no entanto, é preciso que sejam praticados regularmente. Por isso, atletas de final de semana não devem esperar resultados duradouros, já que o corpo responde melhor a estímulos regulares.

É bom lembrar, no entanto, que o equilíbrio emocional não significa que o indivíduo nunca mais se aborreça ou se estresse. O que ocorre é uma espécie de condicionamento psicológico, que faz com que a pessoa passe melhor por situações de ansiedade ou contrariedades, com menos desconforto.

E para quem busca o equilíbrio emocional após uma decepção amorosa, boa notícia: os exercícios regulares também ajudam um bocado nesse sentido. Além de ajudar a ocupar a mente com outros assuntos e objetivos, a atividade física propicia aumento do círculo de amizades, novos conhecimentos, e ainda o aumento da autoestima através de um corpo mais bonito e leve. Assim, além de menos estressado, você fica mais confiante para a sua próxima conquista.

Não esqueça que toda dieta deve ser acompanhada por um nutricionista. Ele deverá preparar um plano alimentar baseado nos seus hábitos e na sua rotina, além de indicar os suplementos mais adequados ao seu perfil e à atividade física que está desenvolvendo.

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