Papai em forma: como preparar um almoço especial para eles

O almoço do Dia dos Pais deve ser uma festa, mas deve também ser um almoço saudável. E se o papai é daqueles que gostam de cuidar do corpo, ainda mais fácil – mas mesmo que ele não faça muito o gênero saúde, com certeza vai adorar a refeição caprichada.

Tudo o que você tem a fazer são algumas substituições, tirando um pouco do peso dos pratos tradicionais e os deixando mais leves, sem perder o sabor.

Para ajudar você nessa missão nada impossível, nós separamos algumas receitinhas que, o que têm de saudáveis têm também de gostosas. E então, mãos à obra? Escolha o cardápio, faça a sua lista de compras e comece a se programar para o almoço do Dia dos Pais!

Almoço saudável, rápido, fácil e gostoso no Dia dos Pais: risoto!

O risoto é um dos pratos mais flexíveis da cozinha internacional, podendo ser principal ou servido como entrada, de preferência sempre servido com um bom vinho. Mas o interessante é que ele é mais um acidente na cozinha que deu certo:

Ele surgiu no século XI lá na Lombardia, no norte da Itália, mas a receita como conhecemos hoje foi criada para um casamento em 1574, quando uma boa quantidade de açafrão caiu por acaso na panela de arroz. Nascia assim uma das delícias da gastronomia, o Risoto alla Milanese.

Para o papai em forma vale modificar um pouquinho a receita, dando uma personalizada bem saudável e apostando no arroz integral com shitake. Além de gostosos, eles fazem bem e vão agradar também aos papais veganos.

O arroz integral é fonte de aminoácidos, vitamina A, E e do complexo B, além de carboidratos, minerais como cálcio, ferro, fósforo e boa quantidade de fibras que auxiliam na regularização do funcionamento intestinal e no controle das taxas de colesterol. Já o shitake, é excelente  fonte de proteínas e de lentinan, que atua no fortalecimento do sistema imunológico.

Cada porção desse risoto tem apenas 250 calorias e a receita serve 4 porções.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz integral, de preferência orgânico;
  • 50 gramas de shitake desidratado
  • 1 cebola picada, de preferência orgânica
  • 2 dentes de alho amassados, de preferência orgânicos
  • 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem
  • salsinha e cebolinha a gosto
  • sal marinho a gosto

Basta hidratar os cogumelos durante 20 minutos em 1 litro de água em fogo brando. Desligue e deixe-os na água por mais 10 minutos. Corte-os em fatias longitudinais e reserve. Em outra panela aqueça o óleo de coco e doure o alho e a cebola em fogo baixo, com o sal a gosto.

Junte o arroz, refogue e acrescentar aproximadamente 350ml de água, deixando cozinhar. Quando a água estiver seca, coloque mais 200ml e o shitake, mexendo até que a água seque novamente. Finalize com salsinha e cebolinha.

Frutos do mar, sempre uma boa opção para o almoço do Dia dos Pais

Ceviche, cebiche ou seviche, não importa: papai descolado com certeza vai adorar essa receita peruana que faz o maior sucesso no mundo todo, e há muito tempo: a primeira receita da iguaria que se tem notícia data de mais de 4 mil anos.

O prato, que hoje é feito com o peixe cru marinado em limão, na época dos pré-colombianos levava uma espécie de maracujá nativo, o tumbo, para marinar o peixe. O limão foi introduzido mais tarde pelos espanhóis, mas a verdade é que vale marinar os frutos do mar em qualquer fruta cítrica.

Nessa receita de almoço saudável, a ideia é marinar o salmão na laranja. O prato vai ficar rico em ômega 3 e proteínas de alto valor biológico. Já manga é rica em fibras e vitamina C, que melhoram o funcionamento do intestino e a resistência à insulina, e o abacate em gorduras boas, que ajudam no controle do colesterol. O ceviche pode ser servido como prato único, entrada ou principal com arroz.

Ingredientes:

  • 1 kg de salmão cortado em cubos
  • 4 limões (suco do limão)
  • 100 ml de suco de laranja
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 pimenta verde picada
  • 4 cebolinhas cortadas fininhas
  • 2 mangas descascadas e picadas
  • 1 abacate pequeno cortado em cubos
  • Coentro e sal a gosto

Coloque o salmão, o suco de limão, o suco da laranja, o azeite e a pimenta em um recipiente e misture delicadamente, levando à geladeira para marinar por cerca de 50 minutos. Depois retire, acrescente a manga, o abacate, o coentro, a cebolinha, o sal, a pimenta, misture novamente e sirva.

Para o papai maromba, escondidinho de batata-doce

O almoço de Dia dos Pais de quem gosta de malhar pode ficar ainda mais caprichado com um delicioso escondidinho de batata doce. Também bem facinho de fazer, fica uma delícia com arroz integral. Bastam 500g de batata-doce cozinha e amassada com sal e pimenta e 500g de carne moída refogada com cebola e alho no molho de tomate.

Coloque parte da batata doce amassada em um refratário de vidro, fazendo uma camada fina do purê. Cubra com algumas colheres de carne moída e repita a operação até acabarem os ingredientes. Para finalizar, vale salpicar parmesão ralado fresco se o papai topar abrir uma brecha pequenininha na dieta – mas também fica gostoso com pedacinhos de queijo branco magrinho. Deixe em forno médio por 20 minutos e sirva.

E então, gostou dessas dicas? Viu como é fácil agradar o papai com um almoço saudável o dia dele? Agora aproveite e escolha o presente que vai dar para o homem da sua vida na Fast Nutri. Ele vai adorar os combos e suplementos importados que o ajudarão a ficar ainda mais em forma!

Deixe uma resposta