Tipos de gordura corporal: descubra tudo sobre eles

Você sabia que alguns tipos de gordura corporal ajudam a queimar gorduras? Veja quais são e como elas atuam no nosso organismo!

 As gordurinhas são as inimigas número 1 das mulheres – e também dos homens! Mas a verdade é que não se consegue viver sem elas. As localizadas são as que mais mal fazem ao espelho, as viscerais à saúde, mas tem outras que só fazem bem.

Isso porque as gorduras corporais não são todas iguais e cumprem papéis distintos no organismo. Veja porque saber quais são e o efeito de cada uma delas no corpo ajuda a ter uma alimentação balanceada e a regular o excesso de peso!

Quais são os tipos de gordura corporal e por que algumas são necessárias para o organismo?

Se essa é a pergunta que não quer calar, você já vai entender como cada tipo de gordura corporal age no nosso corpo.

Gordura essencial: Essa é do bem!

 Há pelo menos 4 bons motivos para manter índices saudáveis de gordura essencial: esse tipo de gordura corporal ajuda a regular a temperatura, a produção de uma série de hormônios, a absorção celular e ainda a própria estrutura celular.

Por isso, o ideal é que o percentual de gordura essencial esteja entre 10% e 13%. Menos que isso há o risco de uma queda brusca dos níveis hormonais, entre outros problemas que costumam ocorrer principalmente entre os atletas profissionais.

Gordura branca: Na mira da malhação

 Essa aí é a gordura corporal que ninguém quer por perto: é a gordura branca que compõe o pneuzinho e ela é chamada assim justamente porque praticamente não tem irrigação e tem baixíssima densidade de mitocôndrias. Ou seja, ela é branca mesmo.

Como sua principal função no organismo é formar células adiposas, ela aumenta a resistência do organismo à leptina, o hormônio que dá sensação de saciedade e ajuda a controlar a fome. A gordura branca em excesso enche os reservatórios de energia e acarreta em sobrepeso.

Gordura marrom: Inimiga da gordura branca

 Outra gordura corporal do bem, a gordura marrom faz justamente o oposto da branca: estimula o organismo a usar energia, queimando calorias para gerar calor. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que nas temperaturas mais baixas a gordura marrom tem mais atividade, queimando os estoques da branca ainda mais rapidamente.

Gordura bege: Sim, ela existe e é do bem também

 Essa gordura corporal provavelmente você nem sabia que existia, e como a própria cor sugere, ela é derivada da branca. Esse tipo de gordura corporal surge quando há algum tipo de estresse na gordura branca, como quando praticamos musculação ou qualquer outra atividade física.

Pode-se dizer que ela é uma espécie de arma contra o sobrepeso já que ela reduz a quantidade de células adiposas que estocam calorias em forma de gordura, esvaziando esse estoque.

Gordura visceral: Essa é do mal

 Falamos um bocado sobre a gordura branca, só não dissemos ainda que ela também pode ficar entre os órgãos: é a chamada visceral. Esse tipo de gordura corporal não faz bem à saúde. É ela um dos responsáveis pelo aumento do risco de problemas de saúde sérios como infarto, derrame, colesterol alto, diabetes e hipertensão, só para citar alguns.

Para combatê-la, deve haver uma combinação de exercícios físicos e alimentação balanceada, rica em grãos integrais e gorduras insaturadas, evitando ou eliminando ao máximo alimentos processados, que causam inflamação nos depósitos de gorduras e o excesso de calorias.

Gordura subcutânea: Necessária na medida certa

 Em termos de saúde, este tipo de gordura corporal não é tão nocivo quanto a branca e a visceral. No entanto, como tudo na vida, o excesso também não é bem-vindo. A principal forma de combatê-la é reduzindo a ingestão de calorias e praticando atividade física regularmente.

Não esqueça também que alguns suplementos colaboram para a queima de gordura corporal, como os termogênicos. No entanto, eles devem ser combinados com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Consulte um nutricionista para fazer um plano alimentar individualizado e converse com ele sobre os melhores suplementos para o seu caso.

Lembre-se de consumir apenas suplementos de qualidade. A Fast Nutri tem os melhores produtos importados, com preços especiais e entrega garantida. Aproveite e conheça também o Fast Clube, onde você consegue valores ainda menores com kits mensais escolhidos por especialistas!

Deixe uma resposta