Tofu: como inseri-lo no dia a dia com sabedoria

Você sabe que as proteínas são fundamentais para o ganho de massa magra. E sabe também que há várias maneiras de consegui-las. Através da alimentação natural, de suplementos como o whey protein, barras e beef protein, por exemplo.

Mas o que você talvez não saiba é que há uma forma muito saborosa de incrementar ainda mais sua dieta e potencializar seus treinos. Com o Tofu. Veja como esse queijo milenar pode ajudar na sua dieta.

Mas afinal, o que é Tofu?

Você encontra no mercado, já até comeu na casa dos amigos, mas não sabe muito bem o que é Tofu. A iguaria se originou na culinária chinesa, mas também faz parte da japonesa e da coreana.

Esse queijo produzido a partir da soja é um excelente substituto ao queijo feito com leite de vaca. Hoje o Tofu é largamente consumido na alimentação vegana e vegetariana, mas também por quem tem alergia ou intolerância à lactose.

O que muita gente sequer imagina é que, além de saboroso, ele é também muito saudável. A textura macia e cremosa, porém firme, de cor clara e sabor suave, escondem as muitas substâncias benéficas à saúde. Entre elas, a proteína merece destaque, principalmente para quem procura ganhar massa muscular.

A quantidade de proteínas presente no Tofu faz com que ele seja um ótimo aliado no ganho de massa muscular. No entanto, é preciso ter em mente que, como é feito a partir da soja, que é um vegetal, essas proteínas não têm elevado valor biológico.

As proteínas animais são as que mais colaboram para o ganho de massa muscular – aquelas encontradas nos ovos, no leite e nas carnes. O Tofu deve, na verdade, ser utilizado como um excelente coadjuvante de outras formas de obtenção de proteínas. Ele colabora bastante para o crescimento muscular, apesar de não ser o maior responsável por ele.

Tofu também agrega outros benefícios para a saúde

Mas os benefícios do Tofu para a saúde não param por aí. Na verdade esse queijo de soja tem ainda carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas do complexo B e diversos minerais, como cálcio, ferro, potássio, sódio, manganês, cobre, magnésio e zinco.

As gorduras mais presentes no Tofu, por exemplo, são as insaturadas, mais especificamente as poliinsaturadas. Ricas em ácidos graxos essenciais, ômegas 6 e ômegas 3, ajudam a controlar o colesterol. São os chamados antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

O Tofu é rico ainda em fibras solúveis, principalmente as oriundas dos resíduos de leite de soja. As fibras colaboram para o melhor funcionamento do intestino, ajudando na perda de peso.

Já o ferro, que é o mineral mais encontrado no Tofu, auxilia no metabolismo muscular, contribui diretamente para a metabolização do carboidrato na geração de energia e ajuda na manutenção óssea.

Tofu é ótimo substituto do queijo tradicional

Para quem não quer ou não pode ingerir o queijo tradicional, feito a partir do leite de vaca, o Tofu é um ótimo substituto. No entanto, é bom prestar atenção na sua produção. O ideal é que seja feito a partir de soja orgânica, natural.

A soja transgênica, modificada, tem sua estrutura alterada e pode não oferecer esses benefícios à saúde. Além disso, é rica em produtos químicos por conta de agrotóxicos e pesticidas.

É bom lembrar que o Tofu, assim como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação. Ao mesmo tempo que tem várias substâncias benéficas, a soja é possui os chamados antinutrientes. Esses compostos prejudicam a absorção de outros elementos pelo organismo, como o ferro e o cálcio – desde que consumida em excesso.

O excesso de soja também pode ser prejudicial para pessoas que têm problemas nos rins, por causa do favorecimento de pedras, por ser rica em oxalato de cálcio.

No entanto, o consumo moderado de Tofu, feito a partir da soja orgânica, só apresenta benefícios para o corpo. Rico em fitoquímicos, especialmente as flavonas, além de combater os radicais livres também atuam prevenindo e combatendo doenças cardiovasculares e câncer.

Viu como vale a pena incluir o Tofu na alimentação e aproveitar todos os seus benefícios, inclusive como complementação protéica para ganho de massa muscular.

Aproveite para potencializar o consumo de proteína com os suplementos adequados. Procure um nutricionista para uma orientação personalizada.

A Fast Nutri oferece os melhores suplementos do mercado. Venha conhecer nossos produtos importados e aproveite nossas promoções e ofertas!

Deixe uma resposta