Você sabe o que é Plogging?

Gosta de correr? Curte a natureza, se preocupa com a saúde e com o meio ambiente? Então o plogging foi feito para você. A nova modalidade de corrida está ganhando cada vez mais adeptos por onde passa – e olha que ela vem lá da Suécia, onde surgiu.

A ideia foi lançada em 2017 no Facebook por um ambientalista. Logo, o plogging viralizou e hoje está espalhado por todos os continentes. Ficou curioso, quer saber mais? Então vem com a gente!

Plogging: bem ao corpo e ao meio ambiente

Tênis de corrida, roupa confortável e um saco plástico. Você está pronto para o plogging, uma forma saudável de manter a forma física e deixar o mundo mais limpo.

Na verdade o plogging nada mais é do que correr levando consigo o lixo que encontra pelo caminho. Falando assim, não parece nada demais. Só que, além de cuidar da natureza, você também potencializa o exercício. Afinal, além da corrida, você vai somando agachamentos e flexões a cada material recolhido.

E você queima ainda mais calorias se colocar o máximo possível de detritos no saco de lixo enquanto corre. O peso extra, que vai aumentando aos poucos, acelera ainda mais a queima de gorduras.

De acordo com um aplicativo sueco, o Lifesum, um atleta amador gasta 228 calorias em apenas 30 minutos de plogging.

Curioso e genial ao mesmo tempo, o plogging oferece ainda mais valor ao agregar a ideia de reciclar o lixo recolhido durante o treino. Lá fora, essa ideia é uma iniciativa do Lifesum com a organização sem fins lucrativos Keep America Beatiful.

A parceria fornece informações sobre os pontos de reciclagem de lixo mais próximos de cada praticante de plogging.

Treino simples, divertido e ecológico

Essa pegada de sustentabilidade nos treinos de corrida já faz tanto sucesso que é uma verdadeira febre no Instagram. Basta conferir a tag #plogging, que em pouco tempo alcançou mais de 3 mil publicações. E há ainda as #plogguing regionais, de cada país por onde conquista adeptos.

A ideia comum entre os praticantes é que o plogging é um treino simples, divertido e ecológico. Ao mesmo tempo em que as calorias são gastas, estão ajudando a criar comunidades mais limpas e a modificar velhos hábitos.

Lançada pelo ambientalista sueco Erik Ahlström, por aqui a ideia começa a ganhar forma. Afinal, recolher o lixo do chão ainda é uma prática pouco disseminada no Brasil, mas já está ganhando mais força no mundo fitness.

E se você ficou curioso sobre a origem da palavra, natural. Ela é uma união de jogging (corrida, em inglês), com plocka upp (apanhar, em sueco).

Por que o plogging faz bem?

Para ter a resposta, basta analisar alguns dados. A corrida é uma das práticas mais completas em benefícios para a saúde. Além da sensação de liberdade, principalmente quando em contato com a natureza, ela traz muitas vantagens.

Aliviar o estresse, queimar calorias e melhorar a resistência respiratória são apenas algumas delas.

Mais do que uma atividade física, a corrida é um verdadeiro estilo de vida extremamente saudável. O condicionamento aeróbico ajuda a aumentar a atividade das enzimas e hormônios que estimulam os músculos e o coração.

A melhora da capacidade cardiorrespiratória faz com que o oxigênio seja bombeado de forma mais eficaz para todos os músculos do corpo.

Correr faz o cérebro trabalhar melhor, fortalece a articulações dos joelhos e os ossos, melhora o humor. Como se não bastasse, ainda emagrece, reduz o risco de câncer e melhora a memória.

Por outro lado, o Brasil produz por ano nada menos que 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Pelos cálculos da Inteligência de Recursos da Giral Viveiro de Projetos, todo esse lixo junto ocuparia uma área onde caberiam 18,3 milhões de pessoas. Os dados mostram ainda que 31,9% dos detritos poderiam ser reciclados, enquanto apenas 3% o são.

Então por que não aproveitar os treinos para melhorar a saúde do corpo e do planeta através do plogging? Mas não esqueça que manter hidratação correta, alimentação balanceada e suplementação adequada é essencial para sua performance.

Procure um nutricionista para elaboração de uma dieta individualizada e a recomendação dos suplementos ideais para você. Assim você terá mais disposição para treinar e cuidar do meio ambiente com o plogging!

Na Fast Nutri você encontra os melhores suplementos importados, sempre com os melhores preços. Venha conferir nossos lançamentos exclusivos e nossas ofertas!

Deixe uma resposta